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Conheça 5 benefícios para a saúde de beber água fria e riscos

Passa para aquela amiga!
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Os especialistas médicos sempre recomendam beber de 8 a 10 copos de água todos os dias para obter uma pele mais clara, aumentar a resistência e melhorar a saúde física e mental. Mas será que beber água fria regularmente afeta negativamente a sua saúde? Assim como tudo neste mundo, pesquisas sugerem que existem alguns riscos e benefícios em beber água fria. Analisaremos isso mais detalhadamente neste artigo para descobrir o que são. Role para cima para ler mais!

Por que a água fria pode ser ruim para você?

Foto Pixabay
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Beber água gelada de uma só vez pode causar congelamento do cérebro e provocar fortes dores de cabeça e problemas de sinusite.

Muitos acreditam que beber água fria pode fazer mais mal do que bem. Diz-se que a água fria pode contrair o estômago, dificultando o processo de digestão. Algumas pessoas também acreditam que o seu corpo terá de trabalhar mais para manter a temperatura interna ideal (37°C) se beberem água a 4°C ou menos.

Mas quanto disso é verdade? Na seção a seguir, veremos o que a pesquisa afirma.

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Em um pequeno estudo publicado no Chest , descobriu-se que a ingestão de água fria torna o muco nasal mais espesso, dificultando a passagem pelo trato respiratório. Alternativamente, observou-se que consumir água quente (ou bebidas quentes, como canja de galinha) facilitava a respiração. Descobriu-se também que a água fria agrava o congestionamento em indivíduos com resfriado ou gripe ( 1 ).

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Gargareje com água morna e sal para aliviar a dor de garganta e controlar a infecção do trato respiratório superior.

Num outro estudo, beber água fria foi associado a enxaquecas em  pessoas com histórico da doença ( 2 ). A ingestão de água fria também pode agravar a dor associada à acalasia (uma condição que dificulta a passagem dos alimentos pelo esôfago) ( 3 ).

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De acordo com a medicina chinesa, acredita-se que beber água fria durante as refeições cria um desequilíbrio no corpo. Assim, as refeições da cultura chinesa (e de diversas outras culturas) são servidas com água morna.

Evidências anedóticas sugerem que beber água fria leva à redução da exaustão pelo calor. Beber água fria também está associado a um risco reduzido de insolação, pois mantém o corpo fresco (ou regula a temperatura corporal durante os dias quentes de verão). Também pode levar a um risco reduzido de desidratação e a um risco reduzido de pedras nos rins. Beber água fria em dias particularmente quentes durante o verão pode melhorar o humor.

Embora a água fria pareça causar mais danos, ela traz alguns benefícios.

Benefícios de beber água fria

Beber agua
Fernanda Latronico / Pexels

1. Equilibra a temperatura corporal pós-treino

Beber água fria pode reduzir a exaustão pelo calor e evitar o superaquecimento do corpo após uma sessão de treino rigorosa. A ingestão de água fria apoia a recuperação pós-treino e torna mais fácil para o seu corpo manter uma temperatura central mais baixa e apoia a desintoxicação ( 4 ).

2. Pode fornecer energia

Beber água fria também pode ajudar a mantê-lo alerta e reduzir a fadiga, aumentando a energia do que o normal ao longo do dia. No entanto, faltam pesquisas concretas neste aspecto.

3. Pode promover gasto energético em crianças com sobrepeso

Lisa Fotios / Pexels

É do conhecimento geral que beber água pode ajudar na digestão . Também pode ajudar na manutenção do peso. Descobriu-se que beber água fria aumenta o gasto energético em  repouso em crianças com sobrepeso ( 5 ).

A ingestão de água fria por si só pode não ajudar na perda de peso. Pode, no entanto, impulsionar o processo.

4. Pode aliviar os sintomas de amigdalite

Evidências anedóticas sugerem que a água fria pode aliviar temporariamente os sintomas da amigdalite, como dor e desconforto na garganta. Também pode ajudar a aliviar a dor após a cirurgia de remoção das amígdalas. No entanto, um estudo publicado no Iranian Journal of Otorhinolaryngology sugere que líquidos e alimentos frios podem não ter efeito sobre ele ( 6 ). Portanto, o melhor é ouvir o seu corpo e consultar um médico para ajustar a temperatura da água potável ao que proporciona maior alívio.

5. Pode ajudar com acidez

De acordo com a medicina tradicional persa, beber água fria sem gelo pode ajudar a tratar os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico e outros problemas gastrointestinais (GI), como o refluxo ácido. A técnica de beber lentamente dá ao seu sistema gastrointestinal tempo suficiente para se preparar para a ingestão de água ( 7 ). No entanto, não existem estudos que afirmem o mesmo. Embora a água fria possa aliviar temporariamente os sintomas de acidez, ela não pode resolver a causa raiz.

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Estas são algumas vantagens de beber água fria. Mas isso significa que a água fria é a melhor opção? Que tal água morna?

Água morna (ou quente) é melhor que água fria?

Julia Zolotova / Pexels

Beber água morna tem seus prós e contras. A água morna pode ajudar na digestão, apoiar a melhoria da saúde respiratória, promover a melhoria da circulação , ajudar na redução do inchaço e ajudar seu corpo a se livrar das toxinas mais rapidamente  ( 8 ). Mas beber água morna pode diminuir a sede. Isso pode ser um problema nas altas temperaturas, pois seu corpo tende a perder mais água através da transpiração.

A água fria, em geral, pode mantê-lo hidratado. Mas a água fria faz mal? Verdade seja dita, pode impactar negativamente a saúde de várias maneiras. Pode não ser uma boa ideia quando você está resfriado ou gripado, pois pode retardar a recuperação. A água fria também pode retardar a digestão em adultos.

Você pode tomar alguns goles de água fria após um treino rigoroso. Mas depois de uma refeição pesada (ou quando você está gripado), água quente/morna pode ser sua melhor aposta.

Com os benefícios acima de beber água fria, você pode querer criar o hábito. Embora possa parecer ajudar a aumentar a energia e equilibrar a temperatura corporal, também pode causar enxaquecas e problemas digestivos. Por outro lado, embora beber água morna possa ajudar a estimular a digestão, melhorar a função cerebral, melhorar a saúde cardiovascular, reduzir a dor muscular e ajudar a desintoxicar o corpo, pode causar menos sede, levando a chances de desidratação em lugares quentes e úmidos. . Além disso, beber água também pode ajudar no controle do açúcar no sangue. Portanto, dependendo do local, do clima e das suas condições de saúde, você pode preferir um ao outro.

Embora a água fria não seja inerentemente ruim, ela pode causar problemas em algumas pessoas. Portanto, verifique sua saúde e a hora do dia (ou estação do ano) para decidir o que funciona melhor para você.

FAQS – Perguntas frequentes

É melhor beber água à temperatura ambiente?

Água em temperatura ambiente (ou água pura) pode funcionar melhor na maioria dos casos, pois é carregada com eletrólitos. Mas se você estiver malhando, beber um pouco de água fria pode ajudar. A água morna, por outro lado, pode ajudá-lo durante a temporada de gripe e dar-lhe o tão necessário impulso no metabolismo.

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Beber água fria pode ajudar na perda de peso?

Embora beber água fria não tenha um efeito drástico na perda de peso, pode aumentar o gasto energético em repouso. Isso pode ajudar a impulsionar a perda de peso, embora faltem evidências concretas a esse respeito.

Faz mal beber água fria num dia quente?

Beber água gelada em um dia quente pode causar danos. Pode causar espasmos esofágicos e  cólicas abdominais . Também pode levar à redução da temperatura corporal e à queda da frequência cardíaca.

Água fria é boa para o rosto?

A terapia com água fria, também chamada de hidroterapia, ajuda a fechar os poros da pele, promove níveis equilibrados de pH e faz você parecer revigorado.

Beber água fria afeta a contagem de esperma?

Possivelmente. Alguns estudos em animais sugerem que beber água gelada com muita frequência pode reduzir a contagem e a motilidade dos espermatozoides ( 9 ). Mais pesquisas são necessárias em humanos.

O que acontece quando você bebe água fria com o estômago vazio?

Beber água fria com o estômago vazio pode restringir a digestão e contrair os vasos sanguíneos. No entanto, dados limitados estão disponíveis para provar essas afirmações.

Principais conclusões

  • Beber água fria após os treinos pode ajudar a equilibrar a temperatura corporal.
  • Pode ajudar a fornecer mais energia e também ajudar na digestão.
  • No entanto, a água fria diminui a temperatura corporal interna e pode levar à diminuição do metabolismo.
  • Pessoas que sofrem de enxaqueca, resfriado, gripe ou dor de cabeça devem evitar água fria, pois pode piorar o quadro.

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