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Você precisa de uma auditoria de relacionamento? (Provavelmente!)

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Você precisa de uma auditoria de relacionamento? (Provavelmente!)

Mquaisquer aspectos de nossa saúde física requerem manutenção regular – nossos dentes precisam de limpeza, nossos músculos precisam de exercícios regulares, etc. O estado de nossa saúde emocional, especialmente nosso relacionamento principal, não é exceção. Entre na “auditoria de relacionamento”, um check-in para avaliar os pontos fortes, fracos e áreas de melhoria do seu relacionamento. Basicamente, um relatório de progresso sobre a situação atual do seu relacionamento. Veja bem, isso não é apenas para novos casais; pessoas que estão casadas há 30 anos podem se beneficiar dessas palestras tanto quanto pessoas que acabaram de começar a namorar.

“A ideia de uma auditoria de relacionamento é muito importante porque às vezes evitamos lidar com os problemas e esperamos que eles desapareçam”, Patrice Le Goy, PhD, LMFTpsicóloga e terapeuta matrimonial e familiar licenciada, conta Bem + bom. E, como todos sabemos, os problemas não tendem a desaparecer magicamente.

As auditorias de relacionamento não precisam ser excessivamente complicadas. Tudo o que você precisa fazer é agendar um horário para você e seu parceiro conversarem sobre o que funciona e o que não funciona. Nós sabemos, nós sabemos: isso não parece nada ideal para quem não considera a comunicação seu ponto forte. Mas essas conversas devem ficar mais fáceis (e menos estranhas) quanto mais você as tiver; eles são certamente melhores que a alternativa. “Se você não resolver os problemas de um relacionamento, alguns desses problemas podem se tornar uma bola de neve”, diz Susan Albers, PsyDpsiquiatra e psicólogo da Clínica Cleveland.

Aqui, especialistas explicam como aliviar a tensão durante uma auditoria de relacionamento e compartilham dicas para garantir que essas reuniões fortaleçam sua conexão com seu parceiro.

Como iniciar uma auditoria de relacionamento

Primeiro, você e seu parceiro precisam estar relaxados – ou, pelo menos, não ter pressa. Como diz Albers, “o tempo é tudo”.

Você vai querer escolher um horário que funcione para ambas as agendas. O ideal é escolher um horário que não seja seguido por um evento estressante. Se você estiver realmente tenso com uma reunião de trabalho em meia hora, será menos provável que você tenha uma conversa calma e produtiva com seu parceiro.

Seu primeiro pensamento pode ser sentar um diante do outro e começar a conversar. Mas você pode querer evitar esse posicionamento. “Faça algo onde vocês estejam lado a lado, porque olhar para alguém de frente pode parecer um confronto”, sugere Le Goy. Por exemplo, caminhar pela vizinhança pode ser uma estratégia melhor. Se caminhar não é sua praia, considere pedir comida para viagem e comê-la um ao lado do outro no sofá enquanto conversam.

Você não precisa necessariamente fazer nenhum trabalho de preparação antes da reunião. Mas se você tiver dificuldade em manter o foco durante conversas importantes (culpado!), pode ser útil anotar com antecedência o que deseja discutir. Isso não significa que você deva escrever anotações detalhadas no diário que lerá em voz alta para seu parceiro; uma lista rápida de tópicos que você deseja abordar durante a reunião será suficiente.

Sobre o que você deveria falar?

É sempre bom ouvir boas notícias, por isso pode ser útil começar dizendo ao seu parceiro o que você ama no relacionamento (e pedir-lhe que faça o mesmo). Por exemplo, se você está realmente gostando dos encontros que seu parceiro está planejando, diga isso a ele. Ninguém ganha quando uma conversa começa na defensiva.

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Mas você não deve se esquivar de áreas que acha que precisam de algum trabalho – e você não está fazendo nenhum favor a si mesmo ao pular as coisas difíceis. “Os dois assuntos mais difíceis para os casais conversarem são finanças e sexo”, observa Albers. “Você pode sentir que precisa evitá-los, mas eles deveriam estar em algum lugar da lista [of discussion items] durante o check-in.”

Abaixo está uma breve lista de perguntas gerais para começar:

Quando trabalhamos bem em equipe? Pense nas áreas em que você e seu parceiro se destacam – talvez você seja um profissional em hospedagem ou orçamento – e pense em maneiras de implementar esse trabalho em equipe em áreas do seu relacionamento que não estão indo bem.

Estamos nos comunicando bem? Falhas na comunicação podem causar todos os tipos de problemas em um relacionamento, por isso é importante garantir que você e seu parceiro se sintam ouvidos. Considere se o(s) estilo(s) de comunicação que você e seu parceiro usam funcionam para você (e peça ao seu parceiro para fazer o mesmo).

Que preocupações você tem sobre nosso relacionamento? Pode ser um desafio remover os óculos cor-de-rosa, mas você precisa resolver quaisquer problemas. Talvez você esteja preocupado porque seu relacionamento está indo muito rápido (ou muito devagar) ou porque seu parceiro não está levando suas necessidades a sério. Seja qual for o problema, este é o momento exato para abordá-lo.

Qual é o próximo passo para nós? Uma auditoria de relacionamento é um bom momento para garantir que você e seu parceiro estejam na mesma página. Considere o que você espera em seguida – como morar juntos, ter um filho, etc. – e pergunte ao seu parceiro se ele já pensou sobre esse marco.

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O que precisa mudar? Depois de discutir os prós e os contras, pense em maneiras viáveis ​​de abordar as áreas problemáticas. Você e seu parceiro devem sair da conversa sabendo como abordarão as preocupações um do outro.

É normal que essas conversas pareçam estranhas no início, mas pode ajudar a aliviar as coisas quando for apropriado. “É importante ter senso de humor”, diz Albers.

Com que frequência devo fazer isso?

Em termos de frequência, alguns casais podem se beneficiar com uma auditoria de relacionamento uma vez por semana, enquanto outros podem fazer uma vez por trimestre. Se você e seu parceiro estão tão ocupados que agora têm uma rotina de passagem de navios durante a noite, talvez precisem conversar com mais frequência do que casais que se sentam para jantar juntos todas as noites. Isso ocorre porque os casais que podem se dar ao luxo de passar mais tempo juntos conseguem se comunicar com mais frequência, então pode haver menos para cobrir durante uma auditoria.

Se você ainda está cético, saiba disso: essas conversas podem realmente parecer realmente desconfortável no começo, diz Albers. Porém, no final, “essas perguntas que você está [discussing] aprofunde a intimidade.”

Ângela Oliveira

Ângela Oliveira, natural do Paraná, é uma mente curiosa e dedicada, apaixonada por desvendar os intricados caminhos da mente feminina. Graduada em Letras com estudos em Psicologia e Filosofia, Ângela combina sua sólida formação acadêmica com uma sensibilidade ímpar para entender as complexidades das experiências humanas. Ângela oferece uma perspectiva única sobre questões relacionadas à saúde mental, autoestima e relacionamentos. Seus textos são uma mistura equilibrada de conhecimento técnico e empatia.

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