Benefícios do suco de pepino

Benefícios do suco de pepino para sua saúde

Passa para aquela amiga!
5
(208)

Aprenda a fazer essa bebida refrescante que pode ajudá-la a perder peso e também proteger a sua visão! Os benefícios do suco de pepino são inúmeros.

O pepino é um dos alimentos mais populares e refrescantes do mundo e é um ingrediente frequentemente utilizado em diversos produtos de beleza e cosméticos. Comumente considerado um vegetal, o pepino é na verdade uma fruta. Embora sejam usados ​​​​hoje em dia em uma variedade de pratos, beber suco de pepino regularmente traz benefícios e melhora a saúde geral. Altamente nutritivo e rico em água, esse suco aumenta os níveis de hidratação e é uma bebida perfeita para verões quentes e suados. Neste artigo, daremos uma olhada nos diferentes benefícios do suco de pepino, seu perfil nutricional e seus potenciais efeitos colaterais.

cucumber, slices, fresh-2424558.jpg

Conheça os detalhes do suco de pepino

O que é?
Suco de pepino extraído pressionando ou espremendo a fruta.

Quais são seus benefícios?
Ajuda na perda de peso, reduz os níveis de açúcar no sangue, retarda a degeneração ocular e estimula o sistema imunológico.

Quem pode usá-lo?
Considerado seguro para consumo humano em geral

Com que frequência?
Diariamente junto com o café da manhã ou após o exercício matinal.

Cuidado
Aqueles que tomam medicamentos para afinar o sangue ou têm problemas digestivos devem evitá-los. Alguns indivíduos também podem ser alérgicos a ele.

O que é pepino?

O pepino faz parte da família Cucurbitaceae, que também inclui frutas como abóbora, melão e abóbora. Nativo da Índia, o pepino tem sido usado como fonte de alimento refrescante há milhares de anos. Rico em diversos nutrientes e propriedades medicinais, o suco de pepino é uma bebida ideal para estimular o sistema imunológico e melhorar a saúde da pele ( 1 ).
Conheça algumas máscaras faciais de pepino também.
Com seu sabor levemente refrescante, o pepino é uma fruta versátil utilizada em cozinhas de todo o mundo. Hoje, o pepino é usado em saladas, molhos, sopas, molhos e até como bebida refrescante no dia do spa!

Na próxima seção, examinaremos mais detalhadamente o conteúdo nutricional do pepino.

Informação Nutricional do Pepino

De acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), 1 pepino cru contém 45,2 calorias e é rico nos seguintes nutrientes ( 2 ).

Além disso, o pepino contém 96% de água e é rico em antioxidantes como luteína e zeaxantina ( 3 ). Para quem quer mudar, o suco de pepino com um toque de hortelã pode ser uma excelente forma de prevenir a desidratação durante o verão ou após o treino.

Consumir suco de pepino traz inúmeros benefícios à saúde. Conheça também os benefícios da banana para a saúde, com essa dupla, você pode obter ótimos resultados.

cucumber soup, cucumbers, food-6356257.jpg

Benefícios do suco de pepino

  • Pode ajudar na perda de peso

Como os pepinos são naturalmente baixos em calorias, beber suco de pepino também tem poucas calorias. Portanto, você pode consumir suco de pepino sem pensar em adicionar calorias extras, ao contrário de outras bebidas calóricas, como refrigerantes e sucos de frutas. Estudos sugerem que comer frutas com baixo teor calórico e alto teor de água, como pepino, está associado a uma redução significativa de peso ( 4 ), ( 5 ).

  • Pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue
LEIA  Sabonete para pele oleosa - Descubra opção barata e eficaz

O pepino pode desempenhar um papel essencial na redução dos níveis de açúcar no sangue e no controle do diabetes, se consumido com moderação e como parte de uma dieta saudável e equilibrada.  Uma revisão de 2015 sugere que as cucurbitacinas, os compostos vegetais que conferem aos pepinos um sabor ligeiramente amargo, podem ajudar a melhorar a ação da insulina ( 6 ). Outros estudos também sugerem que o pepino pode ser eficaz na redução do estresse oxidativo e dos níveis de açúcar no sangue, e pode proteger contra complicações relacionadas ao diabetes ( 7 ), ( 8 ).

  • Pode proteger sua visão

O pepino contém uma alta concentração de vitamina A, que tem sido associada à proteção da visão e ao retardamento da degeneração visual ( 9 ). Foi realizado um estudo para examinar o efeito do pepino em ratos Sprague-Dawley com catarata. Os pesquisadores observaram um atraso significativo na formação de catarata durante um período de 4 semanas, sugerindo que os pepinos podem ter propriedades anticatarata ( 10 ).

  • Pode ajudar na luta contra o câncer

A cucurbitacina de sabor amargo pode possuir propriedades anticancerígenas. De acordo com uma revisão de 2015, a cucurbitacina pode inibir o crescimento e desenvolvimento de várias células cancerosas, pois reduz o estresse oxidativo e estimula o sistema imunológico ( 6 ). Outros estudos também indicam que o pepino pode ser importante na redução da reprodução e multiplicação das células cancerosas, tornando o suco de pepino uma adição saudável à sua dieta ( 11 ).

  •  Pode ajudar na digestão

Consumir suco de pepino pode ajudar a regularizar os movimentos intestinais. A desidratação e a redução da ingestão de água têm sido associadas a problemas de digestão e prisão de ventre ( 12 ). O suco de pepino, rico em água e fibras, pode prevenir a constipação e melhorar a evacuação ( 5 ). O pepino também é rico em pectina, uma fibra solúvel associada à aceleração dos movimentos intestinais e à melhoria da saúde digestiva ( 13 ), ( 14 ), ( 15 ).

  •  Pode ajudar a controlar os níveis de colesterol

O alto teor de fibras encontrado no pepino pode ajudar a controlar os níveis de colesterol e prevenir doenças cardiovasculares. Um estudo foi realizado para verificar o efeito do consumo oral de pepino no perfil lipídico sérico e nas enzimas hepáticas em estudantes jovens e saudáveis. Após 21 dias, os pesquisadores observaram uma diminuição significativa nos níveis de colesterol total ( 16 ).

Embora a pesquisa atual seja limitada a estudos em tubos de ensaio e em animais, mais estudos são necessários para estudar como o suco de pepino beneficia a saúde humana.

Pode melhorar a saúde da pele

As vitaminas C e A do suco de pepino podem ajudar na cicatrização de feridas, aumentar a produção de colágeno e proteger contra danos à pele induzidos por UV ( 2 ), ( 17 ), ( 18 ). O suco também contém sílica que pode promover uma pele firme e firme e reduzir o aparecimento de linhas finas e rugas ( 19 ). Além disso, as propriedades anti-inflamatórias e refrescantes do suco podem ajudar a reduzir o inchaço e acalmar a pele irritada ou queimada pelo sol ( 20 ).

Aplique suco de pepino diretamente na pele ou misture com outros ingredientes naturais para preparar máscaras faciais revitalizantes e hidratantes. A sua natureza suave e calmante torna-o adequado para a maioria dos tipos de pele.

Dica rápida

Você pode usar suco de pepino para lavar o rosto ou borrifá-lo na pele. Ajuda a acalmar a pele irritada, reduzir o ressecamento e aliviar o desconforto das queimaduras solares.

Na próxima seção, veremos como fazer suco de pepino em casa.

Como fazer suco de pepino naturalmente

Levemente refrescante e crocante, o pepino é uma fruta versátil que pode ser consumida crua ou incorporada em diversos pratos. Embora seja comumente usado para fazer ensopados, sopas, sanduíches, molhos e saladas, você também pode fazer um delicioso suco de pepino. Está em alta junto com o chá da banana para emagrecer. Opções saudáveis para você.


Aqui está uma receita de suco de pepino que você pode fazer em casa.

LEIA  Dieta da Banana Matinal: Como Perder 10kg de Forma Saudável

Ingredientes

  •  3 pepinos de tamanho médio
  •  1 xícara de água
  •  1 colher de chá de suco de limão

Instruções

  1.  Retire a casca do pepino com um descascador ou faca.
  2.  Fatie e corte os pepinos em pedaços pequenos.
  3.  Adicione as rodelas de pepino ao liquidificador e bata por 2 minutos para obter uma consistência uniforme.
  4.  Despeje o suco por uma peneira para permitir que ele seja filtrado por uma jarra.
  5.  Use uma colher para pressionar o pepino e retirar o suco restante.
  6.  Adicione um pouco de água e suco de limão.
  7.  Leve o suco à geladeira por algumas horas antes de bebê-lo.

Angela Koli, blogueira de culinária, compartilhou uma receita de suco de pepino do jeito que ela gosta, com apenas dois ingredientes: meio pepino e uma fatia fina de limão. Ela ressalta: “Não forcei porque gosto que seja grosso. Esprema um pouco de limão. Evito sal, mas adicione se quiser.

Os benefícios do suco de pepino são muitos e podem ser um excelente complemento à sua dieta. No entanto, é adequado para todos? Vamos verificar os possíveis efeitos colaterais do suco de pepino na próxima seção.

Possíveis efeitos colaterais do suco de pepino

Embora o pepino seja considerado seguro para consumo, pesquisas relataram alguns efeitos colaterais.

  •  O consumo de pepino pode agravar os sintomas de dispepsia ou indigestão em algumas pessoas( 21 ).
  •  Indivíduos que tomam anticoagulantes, como a varfarina, devem limitar a ingestão de pepino, pois é rico em vitamina K, responsável pela coagulação do sangue ( 22 ).
  •  Evite a ingestão de suco de pepino se você for alérgico a pepino ( 23 ).

Resumindo

O pepino é uma fruta altamente refrescante e versátil que pode ser facilmente incorporada à sua dieta na forma de um suco rejuvenescedor. Baixo em calorias e rico em água, minerais e vitaminas, o suco de pepino beneficia a saúde, ajudando na perda de peso, na digestão, na redução dos níveis de açúcar no sangue e na prevenção do câncer. Embora o pepino seja seguro para consumo, pessoas alérgicas ao pepino e que usam anticoagulantes devem consultar um médico antes de consumi-lo. Se você desenvolver uma reação adversa, pare de consumir imediatamente e consulte o seu médico.

Outas opção ao pepino se tiver algum problema, é o chá da banana.

FAQS – Perguntas frequentes

Água de pepino é melhor do que água com limão?

Ambos são bons para sua saúde. São boas bebidas desintoxicantes que ajudam a eliminar as toxinas e a mantê-lo hidratado.

Você faz suco de pepino com casca?

Você pode fazer suco de pepino com ou sem casca. Algumas pessoas preferem fazer suco com a casca, enquanto outras preferem sem ela. As cascas de pepino também contêm betacaroteno e fibras. Portanto, beber com a pele também beneficiará a sua saúde.

O que acontece quando você bebe água de pepino com o estômago vazio?

Beber água de pepino com o estômago vazio pode ajudar a melhorar a digestão, desintoxicar o corpo e ajudá-lo a manter-se energizado durante todo o dia.

Pepino é bom para os rins?

Sim, o pepino pode ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico no corpo. Também pode ajudar no tratamento de problemas renais e de pressão arterial ( 24 ).

Quanto tempo dura o suco de pepino fresco?

O suco de pepino fresco pode durar um dia. Se você guardar na geladeira, pode durar pelo menos 6 dias.

LEIA  11 sanduíches saudáveis ​​para ajudar você a perder peso

Podemos guardar suco de pepino na geladeira para usar no rosto?

Sim, você pode guardar suco de pepino na geladeira por pelo menos uma semana para usar no rosto. As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do suco de pepino ajudam a reduzir o aparecimento dos sinais de envelhecimento e a acalmar a pele ( 6 ), ( 25 ). Você pode usá-lo pelo menos duas vezes por semana.

Principais conclusões

  • O suco de pepino é abundante em fibras alimentares que podem ajudar a estimular a digestão e a perder peso.
  • Ele contém cucurbitacina, que pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e melhorar o funcionamento da insulina.
  • Tomar suco de pepino pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol, pois é rico em fibras.
  • Consumir pepino em excesso pode causar indigestão.

Referências

Os artigos no Personalidade Feminina são apoiados por informações verificadas de artigos de pesquisa acadêmica e revisados.

  1. Potencial fitoquímico e terapêutico do pepino
    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23098877/
  2. Pepino com casca cru
    https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/168409/nutrients
  3. Contribuição da água dos alimentos e líquidos para a ingestão total de água: análise de pesquisas populacionais na França e no Reino Unido
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/labs/pmc/articles/PMC5084017/
  4. Ligação entre a densidade energética alimentar e as alterações no peso corporal em adultos obesos
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/labs/pmc/articles/PMC4848697/
  5. Efeitos benéficos do pepino para a saúde
    https://www.researchgate.net/publication/351580539_Health_Beneficial_Effects_of_Cucumber
  6. Cucurbitacinas – Uma visão sobre pistas medicinais da natureza
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/labs/pmc/articles/PMC4441156/
  7. Efeito anti-hiperglicêmico de algumas plantas comestíveis
    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8569244/
  8. Mecanismos de proteção de Cucumis sativus em modelos de estresse oxidativo e estresse carbonílico relacionados ao diabetes
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/labs/pmc/articles/PMC4916550/
  9. Nutrientes para o envelhecimento ocular
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/labs/pmc/articles/PMC3693724/
  10. O efeito das preparações aquosas de Cucumis sativus L. e Cucumbita pepo L. (Cucurbitaceae) na catarata induzida por galactose em ratos Sprague-Dawley
    https://www.researchgate.net/publication/230613201_The_effect_of_Cucumis_sativus_L_and_Cucumbita_pepo_L_Cucurbitaceae_aqueous_preparations_on_galactose-_ catarata induzida_em_Sprague-Dawley_rats
  11. Cucurbitacinas – um alvo promissor para a terapia do câncer
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/labs/pmc/articles/PMC3612419/
  12. Desidratação leve: um fator de risco de constipação?
    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14681719/
  13. Papel da pectina do pepino (Cucumis sativus) na modulação da atividade da proteína quinase C e regulação do metabolismo do glicogênio em ratos
    https://www.researchgate.net/publication/6187334_Role_of_pectin_from_Cucumber_Cucumis_sativus_in_modulation_of_protein_kinase_C_activity_and_regulation_of_glycogen_metabolism_in_rats
  14. Digestão da pectina no intestino humano e seu efeito na absorção de cálcio e na função do intestino grosso
    https://www.researchgate.net/publication/23095701_Digestion_of_pectin_in_the_human_gut_and_its_effect_on_calcium-absorbion_and_large_bowel_function
  15. [Benefícios clínicos após suplementação de fibra alimentar solúvel: um ensaio clínico randomizado em adultos com constipação por trânsito lento]
    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25623312/
  16. EFEITO DO CONSUMO DE PEPINO NO PERFIL LIPÍDICO SÉRICO E ASPARTATO TRANSAMINASE DE FÍGADO E ALANINA TRANSAMINASE EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO APARENTEMENTE SAUDÁVEIS
    NSAMINASE_AND_ALANINE_TRANSAMINASE_IN_APPARENTLY_HEALTHY_UNDERGRADUATE_STUDENTS
  17. Os papéis da vitamina C na saúde da pele
    https://www.researchgate.net/publication/319347502_The_Roles_of_Vitamin_C_in_Skin_Health
  18. Vitamina A na pele e no cabelo: uma atualização
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9324272/
  19. Biodisponibilidade de silício em exocarpo de Cucumis sativus Linn.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5678890/
  20. Potencial fitoquímico e terapêutico do pepino
    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23098877/
  21. O papel da dieta no tratamento da dispepsia não ulcerosa
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/labs/pmc/articles/PMC4293796/
  22. Varfarina e suas interações com alimentos, ervas e outros suplementos dietéticos
    https://www.researchgate.net/publication/7169165_Warfarin_and_its_interactions_with_foods_herbs_and_other_dietary_supplements
  23. Alergia ocupacional ao pepino
    https://www.researchgate.net/publication/347128165_Occupational_allergy_from_cucumber
  24. Processo fisiológico de perda de gordura
    https://bnrc.springeropen.com/articles/10.1186/s42269-019-0238-z
  25. Efeitos de aditivos químicos e naturais na qualidade, vida útil e segurança do suco de pepino
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7281498/
  26. Cucumis sativus com potencial antioxidante, anti-hialuronidase e agente anti-elastase
    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21153830/

O que você achou desse conteúdo? Avalie!

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 208

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *