Dicas para otimizar o seu tempo e manter-se organizado

Bom, eu já falei um pouquinho sobre este assunto neste post aqui, porém, vim no post de hoje dar umas dicas a mais, após novas experiências em minha vida. Estamos expostos cada vez mais a uma turbulência de coisas acontecendo que nem sabemos por onde começar, muitas vezes. Por isso, a chave da questão é a organização. Não há como manter um tempo hábil para as coisas se você não se organiza. Quanto mais desorganização, menos tempo.

1. Fazer uma coisa de cada vez

Um dos maiores erros que muuuita gente comete, é tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Para facilitar, vou usar o exemplo de mim mesma: imagino se eu tentasse escrever posts, programar posts na page, postar no insta, escrever meu relatório de estágio e ler o livro que o prof indicou em apenas 2h. É óbvio que os posts sairão mais ou menos, o relatório ficará uma m# e a leitura será bem por cima. Por isso, mais uma vez insisto: Tenha uma lista de prioridades. Pois você terá que aplicá-la sempre! Até mesmo em seu trabalho.


Veja o que precisa fazer primeiro, voltando ao exemplo: Eu escreveria primeiro o relatório, sem me apressar e da melhor maneira possível. Depois, descansaria a mente com uma boa leitura do livro indicado. Ao terminar mais um capítulo, escrevia posts e até mesmo tiraria uma foto dele (livro) para postar no insta. Tudo com calma, sem tentar atropelar nada, pois mais antes ficar sem post do que com qualquer coisa vazia e sem conteúdo.
Faça o seguinte: Tenha um bloquinho/agenda só para as tarefas do dia, e vá riscando cada uma enquanto for fazendo. Isso trará uma sensação de produtividade e bem estar, consequentemente, você executará as tarefas de forma mais leve e prazerosa, e sabe o que mais? Quando se faz algo em bem, se sentindo tranquilo sem se apressar, ele termina mais rápido!

 

2. Não deixe as coisas para a última hora

Ta aí outro erro grotesco que muita gente comete: “Vou fazer amanhã”, e este amanhã nunca chega. Muitas vezes, essa mesma pessoa tem tempo no momento mas não fará a tarefa pois “é pra semana que vem”, “ainda tenho tempo”. Uma coisa: Não, você ainda não tem tempo. Você tem tempo agora, pode ser que amanhã não terá mais.
Portanto, assim que receberes uma tarefa, adicione-a a sua lista, levando em consideração sempre o que precisa ser entregue primeiro no topo e o que há mais tempo no final. Mas não esqueça deste item, simplesmente, uma hora a hora dele chega, e o quanto antes fizer melhor!
Não se engane com o calendário, só porque ele diz que faltam cinco dias você deixará só para o último dia. Geralmente você fará extremamente forçado, sairá uma porcaria e você ainda ficará insatisfeito.

3. Mantenha uma rotina saudável

De nada adianta seguir os itens anteriores se você deixar sua saúde de lado. Se você estiver doente, seu desempenho também será mal! Adicione a sua lista a sua saúde, você precisa preservá-la para ter uma vida ampla e feliz.

4. Mantenha seu home office organizado

De nada adianta todos os itens anteriores se sua mesa/gaveta/armário forem desorganizados. Pois aí é o mesmo que eu colocar na minha lista: Ler o livro que a prof indicou, e eu ter que procurar este livro em um milhão de bagulhos.
Mas Camila, como manter essa organização? Semanalmente jogue fora papéis inúteis; mantenha a papelada organizada em pastas nomeadas; mantenha limpo o local; tenha uma agenda de alcance rápido; canetas também devem estar visíveis; entre outros.
Ou seja, além da organização da mesa ajudar na hora de achar algum item, também faz bem a saúde! Nos sentimos mais satisfeitos conosco, é sério!

Bom gente, essas são as dicas de hoje, e eu espero seriamente ajudar vocês! Qualquer dúvida perguntem nos comentários, estou a disposição.

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