5 Dicas Para Dormir Melhor

Como já falamos em as 4 fases do sono, dormir é essencial para a saúde do corpo e da mente. Dormir mal prejudica todo o bom funcionamento do organismo, o que nos causa diversos problemas ao longo do dia.

Como resolver? Para isso, listamos abaixo 5 dicas que irão te ajudar a dormir melhor. Veja abaixo.

No infográfico listamos cada dica, no entanto, leia abaixo a descrição e todos os detalhes de cada uma dessas dicas.

1. Consumir queijos e outros alimentos ricos em triptofano, no mínimo 3 horas antes de dormir

Alimentos ricos em triptofano, ajudam na formação de serotonina, o que irá ajudar o corpo a sentir-se mais vigoroso, logo, devem ser consumidos durante o dia ou, de preferência, na parte da manhã. Assim, irá sentir-se mais dispostos ao longo do dia.

Além disso o triptofano ajuda na liberação de outros componentes energéticos e manter a vitalidade do organismos ao longo do dia. Efeito contrário ao que se espera no momento de repouso.

Os principais alimentos ricos em triptofano são os mesmos ricos em proteínas como leite e derivados (como queijo), carne de frango, carne vermelha, peixe, ovos, amendoim, batatas, couve-flor.

Os alimentos ricos em triptofano, como ajudam na formação de serotonina, proporcionam uma sensação de bem-estar e, por isso, devem ser consumidos de preferência na parte da manhã para que o seu efeito possa ser sentido durante o dia.

2. Faça exercícios. Mas termine cerca de 3 horas antes do horário de dormir

Exercícios e dormir têm uma ligação bem estreita. Sim, o exercício pode ajudar a dormir, mas tudo irá depender do tipo de exercícios que irá ser realizado. Se você fizer um exercício padrão de academia, ou seja, os que geralmente estão relacionados com perda de gordura e aumento de massa muscular, dentro de 3 horas ou menos do momento que irá dormir, irá estimular o coração, o cérebro e os músculos, e por isso, seu corpo estará em um estado contrário do adequado para que seja possível relaxar e dormi.

No entanto, exercitar-se 3 ou quatro vezes por semana, antes dessas 3 horas, poderá ajudar a ter uma noite de sono muito mais proveitosa. Veja aqui alguns exercícios que podem ser feitos em casa.

3. Reduza todo o barulho do quarto. Durma no silêncio.

O que pode parecer uma idéia simples, mas reduzir o ruído do quarto irá realmente te ajudar a dormir melhor. Como falamos em Fatos interessantes sobre a audição, nossos ouvidos continuam funcionando normalmente enquanto dormimos, é o nosso cérebro que ignora boa parte dos sons para que possamos desancas. Entretanto, caso existam barulhos súbitos e altos, o cérebro nos coloca em estado de alerta e, por isso, dormir, torna-se realmente difícil.

Desligar a TV, computador, rádio e qualquer outro dispositivo que pode criar ruído durante a noite, é uma solução rápida e simples para os problemas de ruído.

Já eliminar ruídos de cães latindo, vizinhos barulhentos, tráfego da cidade ou até mesmo barulhos de outras pessoas em sua casa, tente mascará-los ou bloqueá-los. Para mascarar, tente ouvir músicas ou sons suaves, por exemplo. Para bloquear, tente usar um fone com cancelador de ruído. Veja aqui como um cancelador de ruído funciona.

4. Deixe o quarto totalmente escuro.

Em suma, a Luz inibe a liberação de melatonina, um hormônio que promove o sono naturalmente. “Mesmo se você cochilar, a luz pode ser detectada através de suas pálpebras e seu cérebro não irá produzir melatonina, pois estará confuso se é noite ou dia”, diz Joyce Walsleben, PhD, professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York.

O corpo está programado para dormir quando está escuro. Este é um momento vulnerável, e o escuro relaxa o corpo e nos faz sentir seguros para que possamos obter o melhor sono.

5. Durma e acorde regularmente no mesmo horário todos os dias.

Com a rotina do dia a dia, às vezes é difícil para regular um horário de sono. No entanto, é essencial. Ao conseguir ir dormir, toda noite, no mesmo horário, e levantar, toda manhã, também no mesmo horário, o corpo entra em uma rotina de sono e mantém um relógio biológico que lhe permite obter um sono melhor.

Vá para a cama no mesmo horário todas as noites. Saia da cama no mesmo horário todas as manhãs. Programe-se para que você durma cerca 7-8 horas por noite.

Não mude sua agenda nos finais de semana. Por mais tentador que seja para dormir um pouco mais aos sábados, isso jogaria fora sua rotina. Também, embora mais difícil ainda, seria conseguir cerca de 20 minutos no meio da tarde para tirar um cochilo. Isso ajudaria a adormecer à noite.

Original em: http://biosom.com.br/blog/infograficos/5-dicas-para-dormir-melhor/

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